PROJETO DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE EM BRAZLÂNDIA

O IBRES assinou juntamente com a Secretaria de Esportes do DF, o Termo de Fomento nº 65/2021. O Projeto Desenvolvimento do Esporte em Brazlândia será realizado na Região Administrativa de Brazlândia, onde ocorrerá pela primeira vez no DF, sendo, sem dúvida, uma das mais tradicionais competições de esportes em diversas modalidades. (Futebol de Campo, Futsal, Futevôlei, Tênis, Canoagem, SKate, Jiu Jitsu e Ciclismo).

Conheça um pouco sobre o Projeto

Brazlândia é uma das cidades satélites mais antiga do DF, que tem na prática do esporte a sua maior opção de lazer e entretenimento. Existem vários projetos esportivos comunitários (Associações, Ligas esportivas, Federações e Equipes), escolares (CID’S) e governamentais (CEU das Artes, Centro Olímpicos e Paraolímpicos, Bombeiro Mirim, Escolinhas de esporte da PM) e o SESC (maior centro de atividades da América Latina), situado na cidade.

O acesso à participação em competições esportivas é limitado, além de existir poucas opções de eventos em determinadas faixas etárias e modalidades na cidade e até no Distrito Federal, existe o alto custo, para inscrever e manter um atleta, equipe ou até uma entidade esportiva em uma Federação ou em um evento esportivo e a inexistência de recursos de projetos que atendam a comunidade em estado de vulnerabilidade.

Pensando nessa realidade, foi criado o PROJETO PROMOÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS NO DF DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE EM BRAZLÂNDIA em conjunto com entidades esportivas da cidade, para democratizar o acesso de todas as faixas etárias em diversas modalidades esportivas.

A realidade da maior parte das crianças e adolescentes desta cidade é a de carência financeira, de desestruturação familiar, de ociosidade, que vem contribuindo para o alto índice de uso de drogas nesta faixa etária.
Neste contexto de direito, a prática esportiva apresenta-se como um instrumento de auxílio no processo de desenvolvimento integrada criança e do adolescente, além de favorecer a construção da cidadania.

O projeto apresentado tem como iniciativa nobre, uma maneira sadia de canalizar a energia das crianças e adolescentes para o esporte, contribuindo assim para o seu desenvolvimento físico, intelectual e consequentemente afastando-as das drogas e da marginalidade.

Você pode acessar o Plano de Trabalho na íntegra, clicando no botão abaixo. O arquivo está em formato PDF.

Objetivo Geral

Estimular o engajamento da população a práticas de atividades coletivas/esportivas através da realização de eventos esportivos, fazendo com que crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos tenham a oportunidade de desenvolver uma visão coletiva, aliado ao aprimoramento das capacidades físicas, psicológicas e sociais de maneira saudável e integrada.

Objetivo específicos

  • Promover a participação de todos os inscritos no projeto sem discriminação de raça, classes sociais, religião, cor e cultura;
  • Estimular crianças, jovens e adolescentes a ter um estilo de vida saudável por meio do incentivo ao desenvolvimento do esporte, na comunidade de Brazlândia, auxiliando no resgate da identidade e autoestima de cada beneficiário;
  • Propiciar os beneficiários, a partir de 4 anos, a possibilidade de desenvolver os conhecimentos técnicos e táticos dos esportes que fazem parte do presente projeto.
  • Desenvolver através da prática esportiva valores éticos e morais, disciplina e espírito solidário;
  • Integrar os participantes, treinadores, comissão técnica, família e comunidade, atendendo a nossa perspectiva de inclusão social;
  • Incentivar o esporte como alternativa contra as drogas e tempo ocioso, estimulando vida saudável e prevenção de doenças;
  • Promover o maior envolvimento da sociedade e democratização das ações de esporte e lazer na comunidade, por intermédio dos seguintes eventos esportivos: a) COPA FUTSAL DA INDEPENDENCIA BRAZLÂNDIA, ESCOLA FUTEBOL CLUBE DE BRAZLÂNDIA, 2º FESTIVAL DE VERÃO MUNDO FUT DE FUTEVÔLEI , 2º FESTIVAL DE VERÃO MUNDOFUT SKATE BRAZ, 1ª SELETIVA BRASILEIRA DE CANOAGEM E PARACANOAGEM, ESCOLINHA DE JIU JITSU, 1º CIRCUITO DE TÊNIS DE BRAZLÂNDIA, COPA DE FUTSAL FUTBRAZ, TORNEIO DEFUTVOLEI FUTEBRAZ e PASSEIO CICLISTICO.

PROJETO EM ANDAMENTO

O Plano de Trabalho contempla todas as informações necessárias sobre o Projeto, mas se ainda estiver com dúvidas, fale com a gente!

Onde está acontecendo?

O Projeto está sendo executado na cidade de Brazlândia em vários pontos citados no Plano de Trabalho. Confira aqui.

Vai ter premiação?

Sim. A premiação é para 1º e 2º colocados de cada categoria, troféus e medalhas e troféu para cada goleiro menos vazado e artilheiro e um jogo de uniforme para cada equipe participante da competição, totalizando 64 equipes.
Essa é a cidade de Brazlândia

Brazlândia criada em 05 de junho de 1933 é uma terra repleta de encantos e atrativos, com percentual da área em relação ao Distrito Federal de 8,32%, possui atualmente 54 mil habitantes na área urbana e cerca de 30 mil na área rural, e possui uma área total de 474,83k². A cidade é polo de festas tradicionais como a do Divino, Morango, Carnaval e a Via Sacra.

Aqui tem turismo rural e religioso, artesanato, jeitinho de interior, ritmo de cidade pacata e verde por todos os lados, para dar, vender e seduzir os que procuram calmaria e paz. Tem também água de sobra, a exemplo do lago Espelho D'Água, sem falar na barragem do Rio Descoberto, que fornece mais de 60% de água para o Distrito Federal. Não bastasse isso, é um dos cinturões agrícolas regionais, produtor de morango, goiaba, leite e hortifrutigranjeiros.

A cidade de Brazlândia conta com cerca de 2 mil empresas de pequeno, médio e grande porte nos mais diversos setores e uma prestação de serviços em diferentes áreas. Na área de alimentação, além de restaurantes e lanchonetes, encontram-se também, padarias, confeitarias e bares. O comércio em geral conta com farmácias e drogarias, locadoras de vídeos e DVDs, supermercados, confecções, academias, oficinas mecânicas, clínicas de estética, dentre outros. Os profissionais liberais também estão presentes. Em Brazlândia atuam, advogados, contadores, administradores de empresas, decoradores, paisagistas, marceneiros, pedreiros, engenheiros, dentre outros.

Assim é Brazlândia hoje, urna cidade de tradições, vida tranqüila e aprazível. A Praça do Lago é o seu principal logradouro público. Tem, também, a Praça da Administração e três outras praças para uso dos moradores das quadras próximas. Tem um lago urbano e um balneário com o nome de Veredinha, numa reverência ao ribeirão que forma o mesmo.

Brazlândia possui localização privilegiada em relação ao Distrito Federal e ao Brasil também. A região possui acesso através de importantes rodovias locais e nacionais, são elas: a BR-070, a BR-080, a BR-251, a DF-001, a DF-180, a DF-205, A DF-240 e a DF-430. Inclusive a BR-251/ DF-180 se liga à rodovia Belém-Brasília, com isso, encurtando o acesso norte e sul do país em aproximadamente 300 Km. Esses dados colocam Brazlândia no centro dos Eixos Nacionais de Integração Norte e Sul do país.

Compartilhe nas suas redes sociais

Mobirise web builder - Try it