O IBRES assinou o Termo de Fomento nº 09/2022 no valor global de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) juntamente com o GDF, por meio da Secretaria Extraordinária da Família para a execução do Projeto Convivência de Idosos por meio de atividade de ginástica - CIAG.
Clique no link para acessar o documento que celebra esta parceria.

Sobre o Projeto

Esse projeto fornecerá aulas coletivas e materiais individuais e coletivos visando promover um estilo de vida ativo e saudável para a população de idosos a ser contemplada. Além de palestras e rodas de conversas com temas como: prevenção da violência intrafamiliar e intergeracional, estatuto do idoso, a importância da saúde mental e bem estar físico. 

As aulas coletivas de ginastica localizada e musculação serão realizadas logo após o fornecimento dos materiais destinados as modalidades. Para realização das aulas, serão contratados profissionais de educação física com experiencia no atendimento do presente público. As aulas serão ofertadas 6 vezes por semana e terãoduração de uma hora cada, oportunizando assim, a melhora e a manutenção dos níveisde saúde por meio da atividade física. Tais atividades serão comprovadas mediante produção de relatórios, fotos, listas de presença e produção de um relatório final.

Para a prevenção de acidentes cardiovasculares e osteomusculares durante a intervenção, será exigido que o profissional responsável por ministrar a aula realize uma anamnese para investigação de doenças e comorbidades. Para isso, será recomendado a aplicação do Questionário de Prontidão para Atividade Física (PARQ). O principal objetivo do PAR-Q é identificar possíveis limitações e restrições existentes na saúde do indivíduo que deseja ingressar em um programa de exercícios físicos. Em geral, o PARQ é constituído por 7 perguntas, sendo que as respostas devem estar condicionadas apenas entre o “sim” e o “não”. Caso a resposta seja “sim” para ao menos uma destas perguntas, o aconselhável é procurar um médico para um exame completo antes de começar a fazer exercício físicos.

Além das aulas, o projeto ofertará um total de 200 kits de materiais para o desenvolvimento das aulas. O projeto primará pela aquisição dos materiais na especificação, com a melhor técnica e melhor preço de mercado conforme especificações de cada produto a ser adquirido. Cada kit contará com os seguintes materiais para viabilização das aulas: 1 (um) tapete/colchonete em EVA, 1 (uma) garrafa squeeze de água, 1 (um) bastão de PVC, 1 (uma) toalha, 1 (uma) camiseta,1(um)Kit de Faixas Elásticas, 1 (uma) viseira esportiva, 1 (um) Step e 1(uma) caneleira.

O projeto oferecerá aulas de segunda a quinta para um total de 200 idosos, através da formação de 5 turmas, com 40 alunos, na Ceilândia. As aulas terão frequência de 6 vezes na semana por turma, duração de 60 minutos e poderão ser realizadas nos turnos: matutino, vespertino. O curso contará com 2 professores com carga horária semanal de 20 horas aula, sendo um no periodo matutino e 1 no periodo vespertino, que serão responsáveis por ministrar as aulas para as 10 turmas com o auxílio de 2 monitores com carga horária de 20 horas por semana, um para o período matutino e 1 para o período vespertino.


Você pode acessar o Projeto Técnico na íntegra, clicando no botão abaixo. O arquivo está em formato PDF.

Objetivos e
Metas


- Promover educação voltada a saúde e mobilidade física da pessoa idosa,
proporcionando assim uma maior interação social;
- Promover o hábito da prática de atividades físicas na população idosa;
- Promover a palestra: prevenção da violência intrafamiliar e intergeracional
- Promover a palestra: estatuto do idoso e a importância da saúde mental ebem
estar físico.
- Oferecer para os idosos orientações com exercícios seguros e adequadoslevando
em consideração as particularidades de cada idoso para prescrição dos
exercícios;
- Fortalecer os laços entre idosos, comunidade e família, através das palestras e rodas
de conversas.


O Projeto será realizado na Região Administrativa de Ceilândia
Associação de Idosos da Ceilândia - EQNM 5/7 Área Especial


O que o Projeto vai ofecer?

Serão realizadas aulas coletivas com uso de materiais individuais, visando promover um estilo de vida ativo e saudável para a população idosa a ser contemplada.
E TEM MAIS, TODAS AS ATIVIDADES SERÃO
ACOMPANHADAS POR PROFISSIONAIS QUALIFICADOS.

1

MUSCULAÇÃO

2

GINÁSTICA LOCALIZADA

3

ATIVIDADES EM CONJUNTO

4

PALESTRAS

As inscrições podem ser feitas clicando no link

Made with ‌

Drag and Drop Website Builder