Projeto Viver com
Envelhecimento Ativo e Saudável no Distrito Federal

Melhorar o desempenho físico, mental e cognitiva de idosos, por intermédio de atividades físicas e o fornecimento de equipamentos individuais, de materiais para ginástica, bem como orientações básicas de manuseio e acondicionamento para a melhor execução de seus exercícios físicos.

O Projeto

Assinado o Termo de Fomento Ministério da Cidadania, Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social e Plataforma + Brasil sob nº 919087/2021, com valor disponibilizado em R$ 199.946,00 para a implementação e desenvolvimento do Projeto Viver com Envelhecimento Ativo e Saudável no DF que fornecerá aulas coletivas e materiais individuais visando promover um estilo de vida ativo e saudável para a população de idosos a ser contemplada. As aulas coletivas de ginastica localizada e musculação serão realizadas logo após o fornecimento dos materiais destinados as modalidades.

Para realização das aulas, serão contratados profissionais de educação física com experiência no atendimento do presente público. As aulas serão ofertadas 3 vezes por semana e terão duração de uma hora cada. O tempo total de atividade física ofertado será capaz de suprir os 150 minutos mínimos semanais preconizados pela organização mundial de saúde, oportunizando assim, a melhora e a manutenção dos níveis de saúde por meio da atividade física. Tais atividades serão comprovadas mediante produção de relatórios, fotos, listas de presença e produção de um relatório final.

Para a prevenção de acidentes cardiovasculares e osteomusculares durante a intervenção, será exigido que o profissional responsável por ministrar a aula realize uma anamnese para investigação de doenças e comorbidades. Para isso, será recomendado a aplicação do Questionário de Prontidão para Atividade Física (PARQ). O principal objetivo do PAR-Q é identificar possíveis limitações e restrições existentes na saúde do indivíduo que deseja ingressar em um programa de exercícios físicos. Em geral, o PAR-Q é constituído por 7 perguntas, sendo que as respostas devem estar condicionadas apenas entre o “sim” e o “não”. Caso a resposta seja “sim” para ao menos uma destas perguntas, o aconselhável é procurar um médico para um exame completo antes de começar a fazer exercício físicos.

Além do PAR-Q, devido à alta prevalência de hipertensão e diabetes em idosos, será fornecido ao profissional de educação física, um aparelho de mensuração da pressão arterial e um medidor de glicose sanguínea. O profissional de educação física sempre deverá realizar a mensuração dos níveis de pressão arterial e de glicemia nos indivíduos com o diagnóstico de hipertensão e diabetes antes, durante e após as aulas.

A prescrição de exercício para os indivíduos com o diagnóstico dessas comorbidades deverá ser baseada conforme as diretrizes brasileiras de hipertensão arterial e diretrizes brasileiras de diabetes.

Além das aulas, o projeto ofertará um total de 200 kits de materiais para o desenvolvimento das aulas. O projeto primará pela aquisição dos materiais na especificação, com a melhor técnica e melhor preço de mercado conforme especificações de cada produto a ser adquirido. Cada kit contará com os seguintes materiais para viabilização das aulas: 1 (um) tapete/colchonete em EVA, 1 (uma) garrafa - squeeze de água, 1 (um) bastão de PVC, 1 (uma) toalha e 1 (uma) camiseta e 1(uma) Faixas Elásticas.
O projeto oferecerá aulas de segunda a sábado para um total de 200 idosos, através da formação de 10 turmas, com 20 alunos, em Brazlândia. As aulas terão frequência de 3 vezes na semana, duração de 60 minutos e poderão ser realizadas nos turnos: matutino, vespertino e noturno. O professor será responsável por ministrar as aulas para as 10 turmas com o auxílio do monitor.

Para mais detalhes, você pode acessar o arquivo do Termo de Fomento na íntegra clicando aqui.

Participe do Projeto

Clicando no link à frente, você terá acesso ao Edital de Chamamento Público para contratação de pessoal para a Execução do nosso Projeto.

Aulas


As aulas serão desenvolvidas na região administrativa de Brazlândia, especificamente no Balneário Veredinha.

A metodologia das aulas ficará a critério do profissional formado em educação física, no entanto, o mesmo deverá basear-se suas práticas em textos científicos e diretrizes para garantia da efetividade da intervenção adotada no programa de aulas.
As modalidades, ginastica localiza e musculação são caracterizados pela execução de movimentos tanto específicos (por exemplo: flexão de cotovelo) quanto generalizados (por exemplo: agachamento), seguindo o planejamento composto por séries, números de repetições, ritmo do movimento e tempo de descanso entre os exercícios.

A pratica dessas modalidades quando realizada de maneira sistematizada e devidamente orientada, proporciona à pessoa idosa uma melhora significativa musculo esquelético e cardiovascular bem como maior amplitude articular maior, equilíbrio e melhor postura.

O sistema de monitoramento será aplicado através de avaliação do serviço que será feita mensalmente, por meio de pesquisa de satisfação com os idosos, a fim de verificar se os objetivos do Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social estão sendo atingidos. Além das reuniões em equipe que permitirão detectar os pontos de excelência e os pontos a melhorar no trabalho desenvolvido pelo instituto.

Clique aqui para acessar a localização onde o Projeto será executado.