O IBRES traz para Brazlândia em parceria com a Secretaria de Cultura, mais um Projeto para profissionalizar jovens e adultos.

Mobirise Website Builder

O IBRES assinou o Termo de Fomento nº 83/2022 no valor global de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais) juntamente com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF para a execução do Projeto "Ensinando Arte".
Clique no link para acessar o documento que celebra esta parceria.


Como uma das unidades da federação que mais investem em cultura, o Distrito Federal oferece oportunidades para aquelas pessoas que de algum modo queiram se capacitar em algum segmento ligado ao mercado da economia da cultura.
O quadradinho é um terreno fértil para o profissional que atua na área da cultura, além de existirem inúmeras oportunidades na localidade, quem busca conhecimento no setor, também pode enveredar por outros estados e setores econômicos.


Sobre o Projeto

Conforme Santos, 1983, em uma das suas concepções de cultura, ele afirma que “cultura diz respeito a tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação” (....).

Nesse contexto, cultura está ligada a humanidade de maneira umbilical, pois é pensada como um conjunto de crenças, valores, manifestações, conhecimentos, costumes, dentre outras coisas, que dão identidade a grupos, ou comunidades.

Já a cultura digital é a união da tecnologia aos elementos culturais. Dando ênfase as transformações advindas dessa junção.
A cultura digital é um movimento que traz já a algumas décadas, um impacto transformador no quotidiano das pessoas que vivem principalmente nos centros urbanos, por serem geralmente, aquelas que mais acessam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS).

Voltado para a realidade do Distrito Federal, de acordo com pesquisas de órgãos oficiais nacionais, somos a Unidade da Federação que possui o maior índice de pessoas que acessam a internet no país. O que demonstra um potencial de capacitação e abertura
de mercado para indivíduos que querem atuar em alguma área da economia da cultura, combinada às TICS.

Considerando que cultura e tecnologia andam par-e-passo, pensar projetos que oportunizem aprendizado agregado, em áreas da cultura, traz chances maiores de desenvolvimento a quem tiver acesso aos conhecimentos ofertados. Pois, de fato, a cultura digital, utilizada como ferramenta de trabalho e entretenimento é uma tendência mundial que serve para incrementar a economia e contribui para o desenvolvimento
humano.

Nessa seara que surge a proposta do projeto: ENSINANDO ARTE, que disponibilizará, por meio de suas atividades, conhecimentos em cultura, atrelados á tecnologias diversas, como também á gestão cultural. 

Você pode acessar o Plano de Trabalho na íntegra, clicando no botão abaixo. O arquivo está em formato PDF.

Detalhamento das Ações

O APOIO A PROJETO – Ensinando Arte – é uma iniciativa que ofertará vagas para jovens e adultos da cidade de Brazlândia, com cursos profissionalizantes em segmentos ligados à gestão cultural e digital.
Nesta primeira edição tem o objetivo de formar 100 alunos. Para isso serão propostos os cursos de: 
Design Web – um profissional que segue em relevância no mercado de trabalho, é aquele que cria e dá vida, cores e efeitos a um projeto visual e contribui para a comunicação profissional de projetos e iniciativas.
Gestão de Redes Sociais – Social Media – profissional que cria, gerencia e atualiza redes sociais, tem sido cada vez mais solicitado para projetos culturais.
Elaboração de Projetos Culturais – pensar, dar corpo e concretizar uma ideia de projeto cultural é essencial para expor uma boa ideia e buscar apoio dos
possíveis investidores em cultura.
Fotografia e Vídeo pelo Celular - seguindo tendências mundiais, onde, por meio de um smartphone, alguém pode se profissionalizar e atuar no mercado de fotografia e vídeo.


Todos os cursos serão realizados no mesmo local, sendo dois por período: matutino nos horários de: 8h as 12h e no vespertino das 14h às 18h no seguinte endereço: Setor
Tradicional, Quadra 12, SN, Balneário Veredinha. Brazlândia –DF.


PROGRAMAÇÃO

  • Pré-produção (26/10/22 a 30/10/22)
  • - Contratação da equipe de coordenação do projeto;
  • - Contratação de professores, equipe de comunicação, infraestrutura;
  • - Elaboração de artes e divulgação;
  • - Elaboração de envio de release;
  • - Montagem das estruturas;
  • - Inscrições e trabalho da equipe de mobilização na rua.

  • Produção (03/10/2022 a 14/10/2022)
  • - Início das aulas;
  • - Divulgação do projeto nas redes sociais;
  • - Entrega de Certificados e encerramento das aulas.
  • Pós-Produção (16/10/2022 a 20/12/2022)
  • - Clipping do projeto;
  • - Elaboração do Relatório de execução e financeiro;
  • - Entrega da prestação de contas.
Objetivos e Metas
Objetivo Geral

Realizar o projeto ENSINANDO ARTE em 1 (uma) Região Administrativa com as seguintes atividades: Design Web; Gestão de Redes Sociais – Social Media; Fotografia e vídeo pelo celular; e Elaboração de Projetos Culturais.

Específicos

- Ofertar 4 oficinas presenciais em uma cidade, com 25 vagas cada, totalizando 100 vagas em diversos conteúdos culturais/digitais;
- Inscrever 100 alunos nos cursos;
- Executar atividades relevantes de formação com conteúdos culturais/digitais, que agreguem conhecimento e possibilidade de trabalho e renda para os alunos atendidos;
- Contribuir para a democratização dos recursos públicos de fomento a cultura;
- Oportunizar o acesso a conteúdos relevantes da economia criativa. 

Metas

- Ofertar vagas e capacitar até 100 alunos;
- Motivar os alunos a se profissionalizarem no mercado da cultura digital;
- Contribuir para a fruição de bens e serviços culturais;
- Fomentar as atividades de formação em cultura;
- Contribuir para o incremento da cadeia produtiva da cultura, com oferta de postos de trabalho para arte-educadores, agentes culturais e equipe técnica. 

Faça sua inscrição clicando no link

Created with ‌

Mobirise