O IBRES assinou o Termo de Fomento nº 11/2023 no valor global de R$ 399.914,70 (trezentos e noventa e nove mil, novecentos e quatorze reais e setenta centavos) juntamente com o GDF, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer do DF para a execução do Projeto Melhor forma física e mental, resistência muscular, convivência de idosos por meio de atividade de ginástica – CIAG 2.
O Projeto acontecerá entre os dias 08/05 e 28/10/2023.
Processo SEI nº 00220-00001482/2023-52
Clique na imagem ao lado para acessar o documento que celebra esta parceria.
O PROJETO MELHOR FORMA FÍSICA E MENTAL, RESISTÊNCIA MUSCULAR, CONVIVÊNCIA DE IDOSOS POR MEIO DE ATIVIDADE DE GINÁSTICA é uma iniciativa do IBRES em fomentar na cidade de Taguatinga, por meio de atividade de ginástica, promovendo a prática de atividades físicas para a população idosa, com intuito de fortalecer, motivar e incentivar estilo de vida ativo, proporcionando o envelhecimento ativo e saudável a aproximadamente 300 idosos de forma indireta.
De acordo com a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (2006), as necessidades decorrentes desse processo são múltiplas entre as quais podemos destacar, particularmente, a de equipes multiprofissionais e interdisciplinares com formação ou capacitação na área de
envelhecimento e saúde do idoso, bem como a qualificação da atenção aos idosos por meio de ações de promoção em saúde e bem-estar psicológico, agregando qualidade de vida e bem estar familiar.
O envelhecer no DF não ocorre de forma igual para todos. As características locais demonstram uma situação mista de realidades econômicas e regionais, contemplando os mais desfavorecidos até aqueles que possuem uma renda econômica elevada e, além disso, muitos moradores do DF, independentemente da renda, envelhecem socialmente excluídos. O aumento constante da população idosa fez com que se despertasse o interesse e visibilidade.
Para a prevenção de acidentes cardiovasculares e osteomusculares durante a intervenção, será exigido que o profissional responsável por ministrar a aula realize uma anamnese para investigação de doenças e comorbidades. Para isso, será recomendado a aplicação do Questionário de Prontidão para Atividade Física (PARQ). O principal objetivo do PAR-Q é identificar possíveis limitações e restrições existentes na saúde do indivíduo que deseja ingressar em um programa de exercícios físicos. Em geral, o PARQ é constituído por 7 perguntas, sendo que as respostas devem estar condicionadas apenas entre o “sim” e o “não”. Caso a resposta seja “sim” para ao menos uma destas perguntas, o aconselhável é procurar um médico para um exame completo antes de começar a fazer exercício físicos.
Além das aulas, o projeto ofertará kits de materiais individuais, um para cada idoso participante, sendo kits devido que ocorrerá aula entre todos os idosos simultaneamente as sextas-feiras, materiais estes que são extremamente necessário para o desenvolvimento das aulas.
O projeto primará pela aquisição dos materiais na especificação, com a melhor técnica e melhor preço de mercado conforme especificações de cada produto a ser adquirido. Cada kit contará com os seguintes materiais para viabilização das aulas:1 (um) bastão de PVC, 1 (um)
tapete/colchonete em EVA, 1(uma) Faixa Elástica, 1 (uma) garrafa – squeeze de água, 1 (uma) step, 1 (uma) viseira, 1 (uma) bola overbol de pilates, 1 (par) de alteres de 1kg, 1(uma) caneleira emborrachada, 1 (um) cone de plástico chapéu chinês, 2 (dois) cone de PVC 25, 1
(uma) toalha, 1 (uma) camiseta e 1 (uma) mochila saco, 1 (uma) Fitas de supensão com pegada, multifuncional de pilates.
O projeto oferecerá aulas segunda a sexta para um total de 224 idosos, através da formação de 8 turmas, com 25 alunos, em Taguatinga. As aulas terão duração de 60 minutos e serão ser realizadas nos turnos: matutino e vespertino. O professor será responsável por ministrar as aulas para as 8 turmas com o auxílio do monitor. Ressaltamos ainda, que às sextas-feiras, serão destinadas à um aulão com todos os idosos com duração de 2 horas, de todas as turmas, com o intuito de estreitar laços e fortalecer a convivência.
Você ler o Projeto na íntegra, abaixo.
– Promover educação voltada a saúde e mobilidade física da pessoa idosa,
proporcionando assim uma maior interação social;
– Promover o hábito da prática de atividades físicas na população idosa;
– Promover a palestra: prevenção da violência intrafamiliar e intergeracional
– Promover a palestra: estatuto do idoso e a importância da saúde mental ebem
estar físico.
– Oferecer para os idosos orientações com exercícios seguros e adequadoslevando
em consideração as particularidades de cada idoso para prescrição dos
exercícios;
– Fortalecer os laços entre idosos, comunidade e família, através das palestras e rodas
de conversas.
O Projeto será realizado na Região Administrativa de Taguatinga
Associação de Idosos de Taguatinga – QNL 7 / CNL 1 Lote A Setor L Norte
Serão realizadas aulas coletivas com uso de materiais individuais, visando promover um estilo de vida ativo e saudável para a população idosa a ser contemplada.
E TEM MAIS, TODAS AS ATIVIDADES SERÃO
ACOMPANHADAS POR PROFISSIONAIS QUALIFICADOS.
Entre em Contato